‘Um divisor de águas’, declara prefeito durante entrega da 1ª escola de tempo integral em Ilhéus
Com estrutura e padrão de excelência, a escola recebeu um investimento de R$ 27 milhões do Governo do Estado
Um passo histórico na educação de Ilhéus. A primeira escola de tempo integral da cidade já é uma realidade para os alunos da rede pública de ensino. O Colégio Estadual Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, no Centro Social Urbano (CSU), na Barra do Itaípe, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (23).O ato contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto, da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, da deputada estadual Soane Galvão, da ministra do Esporte, Ana Moser, lideranças políticas, imprensa e comunidade local, que foram recepcionados ao som do grupo Batuca GG e da fanfarra Guerreiros da Bahia.
Com estrutura e padrão de excelência, a escola recebeu um investimento de R$ 27 milhões do Governo da Bahia. A unidade dispõe de 24 salas climatizadas, quatro laboratórios, sala de dança, de música, teatro com capacidade para 175 pessoas, auditório, biblioteca, refeitório, espaço maker, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, piscina semiolímpica, teatro, entre outros espaços. O equipamento é fruto da parceria exitosa entre a Prefeitura e o Estado. Além de ser integral para estudantes do Ensino Médio, a nova escola espaço possui formação técnica, incluindo aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e jornadas de 7 a 9 horas.
A unidade é a 11ª construída e entregue pelo governo estadual. Jerônimo Rodrigues enfatizou o trabalho realizado de forma conjunta com a atual gestão para potencializar os resultados positivos. “Encerramos uma agenda maravilhosa, grandiosa, do tamanho de Ilhéus. Realizamos a entrega de mais uma escola de alto padrão e tudo isso é feito porque a gente gosta de cuidar de gente. O governo tem esse compromisso, mas é fundamental destacar essa parceria com o Município. Nós sabemos do esforço que a Prefeitura de Ilhéus fez e fará para garantir mais benefícios para a população”.
Com capacidade para acolher cerca de 2.500 estudantes, Mário Alexandre destacou que a nova unidade marca um novo ciclo para a Educação na cidade. Na ocasião, a Prefeitura recebeu um ônibus escolar, fruto de emenda parlamentar do então deputado federal Bebeto Galvão.
“Um verdadeiro divisor de águas. Nós estamos realizando um sonho. Ver o sorriso e a felicidade de todas essas crianças não tem preço. Isso não é um custo. É investimento. Podem ter certeza de que continuaremos caminhando como sempre caminhamos, de mãos dadas para ver a educação cada vez melhor na nossa amada Ilhéus”, declarou o gestor municipal.
Estrutura grandiosa para formar jovens, a escola oferta formação técnica em Panificação, Administração e Informática, para estudantes que ingressarem no Ensino Médio, e também para os que já tenham concluído o Ensino Médio em qualquer outra unidade escolar.
“Ilhéus é a minha terra escolhida. Chegar acompanhando o governador Jerônimo para entregar uma escola que vai dar ao estudante a oportunidade de escolher os caminhos que quer percorrer é uma satisfação enorme. A unidade tem toda a estrutura e infraestrutura para processos formativos que utilizam diferentes e variadas metodologias. É esse o modelo de escola que o jovem almeja, que o mundo atual exige e que o Governo do Estado da Bahia entrega à população de Ilhéus. É uma alegria muito grande ser testemunha e fazer parte desse momento”, salientou Adélia Pinheiro.
Ao lado da ministra Ana Moser, Jerônimo assinou um memorando de entendimentos entre o Estado e o Governo Federal para incentivar a cultura do esporte na Bahia. Para tal finalidade, será implementado o Projeto Piloto do Programa Rede de Desenvolvimento do Esporte.
Aprovação da comunidade escolar – A professora de Biologia da unidade, Mary Lopes, disse que através da nova estrutura será muito fácil trabalhar e cumprir a missão de educar. “Nosso laboratório de Biologia e Química está todo equipado, com uma estrutura que beneficiará os nossos alunos no ensino-aprendizagem. Eles vão evoluir muito em questão de conhecimento”.
A estudante Rebeca Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, comentou que estava muito ansiosa pelo dia da inauguração. “Estamos maravilhados com tudo. Esperávamos ansiosos por esse dia. Pela primeira vez vamos estudar Ciências Biológicas e Química com um laboratório totalmente nosso.
“A escola está incrível. Uma mega estrutura com laboratório e salas totalmente estruturadas. É gratificante ver um projeto tão incrível como esse sendo entregue à nossa população”, afirmou Ianna Lopes, estudante do 3º ano do Ensino Médio.
“É uma escola de ponta, com um espaço gigantesco que vai ser muito bem aproveitado pelos nossos alunos e professores. Ademais, temos muito orgulho do nome que essa escola leva, do professor Arléo Barbosa. Ele que foi uma pessoa extremamente representativa, por conscientizar e incentivar senso crítico em leitores de diversas áreas. Ver uma escola pública nesse porte sendo construída e cuidada com tanto carinho é realmente algo que deixa a gente extremamente feliz”, acrescentou Ângela Damasceno, professora de Literatura da instituição.
Homenagem – Membro da Academia de Letras de Ilhéus, Carlos Roberto Arléo Barbosa faleceu em 19 de fevereiro de 2022, aos 89 anos. Arléo possuía extenso histórico acadêmico, tendo presidido a entidade de 2009 a 2013. Ele também foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 1974 a 2008, com Especialização em História Regional e História Contemporânea.
Docente com atuação reconhecida em toda a região, Arléo Barbosa foi professor do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Colégio Vitória e Colégio Fênix, sendo o seu fundador. Em 2004, foi homenageado com a entrega da Comenda do Mérito São Jorge dos Ilhéus, título dado a homens e mulheres que colaboram para o progresso do município.