BANCO X COOPERATIVA
Como funciona o Cooperativismo Financeiro?
Quando falamos em investir dinheiro ou abrir uma conta corrente, o primeiro lugar que nos vem em mente é um banco. Mas sabia que você pode ter acesso a diversos serviços financeiros e ainda ajudar no desenvolvimento da sua comunidade? Nas cooperativas financeiras, como o Sicoob, você consegue ter acesso a inúmeros produtos e serviços!
O principal objetivo do cooperativismo financeiro é oferecer soluções adequadas às necessidades dos cooperados e não o lucro. Assim, a cooperativa de crédito utiliza seu capital e patrimônio como garantia para captar recursos no mercado, seja em bancos públicos e privados. Para isso, elas podem realizar convênios, cobranças de títulos e realizar operações no mercado financeiro, por exemplo.
Tudo que é arrecadado é repassado para os cooperados com juros mais baixos e prazos de liquidação mais interessantes do que os praticados pelos bancos tradicionais. A organização oferece produtos e serviços a preços justos, incluindo a devolução das sobras aos cooperados.
Com isso, os cooperados assumem uma posição de protagonistas na regulação do mercado financeiro e conseguem promover a inclusão e educação financeira, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico local e regional.
Três diferenças entre bancos e cooperativas financeiras:
1. Modelo de gestão Os bancos são sociedades de capital e as decisões são tomadas por quem tem mais ações. O seu objetivo principal é o lucro e você é apenas um cliente da instituição.
Já as cooperativas financeiras são uma sociedade de pessoas nas quais os associados têm direitos de voto equivalentes. Isso significa que eles também são donos da instituição e podem tomar as decisões de acordo com o que for melhor para o coletivo. Nas cooperativas, o objetivo é administrar os recursos dos cooperados de forma vantajosa para todos.
2. Taxas e preços Os bancos definem os preços e taxas dos seus serviços visando o lucro e o valor repassado ao cliente é maior.
Já as cooperativas, por não objetivarem o lucro, conseguem cobrar taxas menores dos seus associados pelos mesmos serviços e produtos financeiros oferecidos pelos bancos.
3. Atuação nas comunidades Não é prioridade para os bancos fazer investimentos nas comunidades locais em que atuam.
No caso das cooperativas, investir nas regiões em que estão instaladas faz parte dos seus princípios. Por isso, elas assumem um papel significativo no desenvolvimento social, promovendo educação, formação e informação.
Ao se associar a uma cooperativa, você tem participação econômica na instituição, se tornando, além de cliente, dono do negócio. Para se tornar um cooperado, basta ir até o Sicoob Coopec e investir nos seus sonhos!Fonte: Sicoob Avenida Cinquentenário, 1100, 1º e 2º andar, Centro, Itabuna-Ba. WhatsApp: 73 98828-0398 Telefone: 73 3026-9200 Instagram: @sicoobcoopec