Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Itabuna participa de curso de nivelamento
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal Segurança e Ordem Pública (SESOP), vai realizar no período de 12 de julho a 30 de agosto o 1º Curso de Nivelamento do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA). O objetivo é promover a atualização de conhecimentos no aspecto jurídico ambiental para a atividade policial, no que diz respeito às atribuições e competências da unidade da Guarda Civil Municipal (GCM).
O início do curso está programado para terça-feira, dia 12, às 9 horas, no auditório do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM). A capacitação é modulada em 18 encontros, sendo dois por semana, e terá carga horária de 80 horas com atividades teóricas e práticas na modalidade de palestras.
Vão atuar como facilitadores, representantes de instituições parceiras com atuação na área do meio ambiente, a exemplo do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Inspetor GCM Inácio Pereira, durante o nivelamento serão abordados temáticas como políticas públicas e a estrutura funcional dos órgãos parceiros – INEMA, Vigilância Sanitária Municipal, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Coordenadoria da Defesa Civil Municipal.
Também serão tratados aspectos das leis ambientais do estado e do município, bem como o Código de Posturas do Município de Itabuna. Inspetor Inácio diz ainda que os 18 integrantes do GOPA/GCM que participarão do nivelamento terão acesso a conhecimentos sobre educação ambiental, noções de atendimento pré-hospitalar e de técnicas de captura e manuseio de animais silvestres e domésticos, além de práticas de condicionamento físico.
“A partir deste nivelamento, a nossa expectativa é de que os prepostos do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental continuem atuando de forma respeitosa e com amplo respaldo jurídico, desenvolvendo seu trabalho de maneira mais eficaz para melhor atender à sociedade itabunense”, finalizou o comandante da GCM.