Hospital de Base Luís Eduarda Magalhães, em Itabuna, celebra aniversário dos pacientes

Hospital de Base Luís Eduarda Magalhães, em Itabuna, celebra aniversário dos pacientes

O Hospital deBase Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundaçãode Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), sempre proporciona momentosde acolhimento aos pacientes, com pequenos gestos que tornam oambiente hospitalar ainda mais humanizado.

A celebraçãodo aniversário dos pacientes, serviço que há anos é realizadopela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é um dessesdestaques.

A data de nascimento de um paciente é algorelevante para a direção do hospital pelo fato de ele estar em umleito de hospital, passando por um momento de fragilidade física eemocional. Além disso, por estar longe do seu lar, da sua rotina edo convívio familiar.

Dessa forma, sempre que algumpaciente faz aniversário, a equipe da Nutrição prepara umasurpresa. “A ideia é que os pacientes se sintam acolhidos pelanossa equipe, nesse momento em que se encontram hospitalizados”,diz a coordenadora da UAN, MariaLuíza Souza.

De acordo com Luíza, a nutriçãocoleta todos os dados dos pacientes e identifica quem é oaniversariante do dia, através do mapa da nutrição clínica,verificado diariamente pela equipe de Nutricionistas. “A Enfemagemtambém informa a data quando identifica logo cedo que é oaniversário de um deles”, acrescentou.

Os bolos decomemoração levam em conta a prescrição da dieta de cada pacientee suas restrições. No caso dos que não podem comer bolo, sempre éoferecida sobremesa saudável, a exemplo da salada de frutas.

Essaação ganhou reforço com a chegada da equipe do Núcleo deHumanização da unidade hospitalar, que incorporou o “ProjetoFestejar a Vida”, no qual celebra em um mesmo dia, os aniversáriosdos pacientes internados nas enfermarias e no CTI.

Aequipe da Humanização vai até os leitos dos aniversarianteslevando as felicitações com lembrancinhas do hospital e umasobremesa preparada pela equipe da Nutrição. O serviço tambémconta com a parceria do Serviço Social do HBLEM.

Asensibilidade das equipes para ações simples como essa, demonstra ocompromisso da unidade hospitalar em prestar um atendimento cada vezmais humanizado aos pacientes de Itabuna eregião.


Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *