SETTRAN em alerta com acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Itabuna

SETTRAN em alerta com acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Itabuna

Nos últimos dias, pelo menos quatro acidentes envolvendo motocicletas foram registrados em Itabuna o que acendeu o alerta dos técnicos da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN). Um breve levantamento de acidentes com condutores deste tipo de veículo automotor registrou um total de 464, em 2023, enquanto até outubro de 2024 a marca de 324.
O secretário interino da SETTRAN, Whellington Santana, afirma que há fiscalizações e ações de educação para o trânsito destinadas aos motociclistas, principalmente aqueles flagrados em situações de perigo.
“Temos uma Diretoria de Educação para o Trânsito que coordena as ações e ciclo de palestras nas empresas e nas escolas com o objetivo conscientizar e orientar sobre a segurança no trânsito, com foco especial nos acidentes envolvendo veículos, pedestres e ciclistas”, esclarece.
Os acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, dão origem a uma série de demandas em diferentes setores com o efeito “cascata”, tais como: vítimas fatais, danos materiais aos condutores e pedestres e aumento da demanda nos setores de urgência e emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Na Bahia, o cenário de acidentes de trânsito tem se apresentado como um grave problema de saúde pública por ser a segunda causa de mortes por causas externas em todo o Estado de acordo com o acompanhamento a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) publicado em setembro passado, por meio da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Em 2022, por exemplo, de acordo com a publicação da SESAB foram notificados 25.206 acidentes de trânsito, enquanto em 2023, 37.263, o equivalente a 15,9% do total de notificações do ano referente a doenças e agravos.
Desse total de 2023, ainda de acordo com o levantamento, a Macrorregião Leste concentrou 51,4% (19.137) das notificações, seguido da Macrorregião Sudoeste, com 11,1% (4.138), Centro-Leste 8,2% (3.071) e Sul 7,9% (2.935).
A Macrorregião Centro-Norte concentrou 7,8% (2.913), Extremo-Sul 5,7% (2.121), Oeste 3,8% (1.431); Nordeste 2,9% (1.081) e a Macro Norte 1,2% (433).
Quando se fala em óbitos nos acidentes de trânsito, estes são apresentados como a segunda causa de morte por causas externas, perdendo apenas para agressões. Os óbitos de motociclistas, de acordo com o levantamento da secretaria estadual de Saúde, representaram 32,3% (913) do total de acidentes de trânsito em 2023 na Bahia.

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *