CAGED diz que Itabuna teve saldo positivo de 1.650 postos de trabalho em 2024
Itabuna registrou saldo positivo de 147 criados em novembro mesmo com os três feriados – 2, Dia de Finados; 15, Proclamação da República; e 20, Dia da Consciência Negra. A informação consta dos dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apresentados nesta sexta-feira, dia 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O melhor desempenho no mês passado ficou com o setor de serviços que criou 179 postos de trabalho ante apenas 31 em outubro e o comércio com 35, superando o saldo negativo (-24) do mês anterior. No quadro geral, foram registrados 1.177 admissões, 1.030 desligamentos e estoque de 4.705 postos de trabalho.
Os resultados foram comemorados pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), Mauro Ribeiro, principalmente em relação à atividade comercial, que teve o Black Friday como atrativo em novembro. Os dados negativos ficam com a construção civil (-36), indústria (-25) e agropecuária (-6).
No ano, foram gerados 1.650 vagas, com 13.915 admissões e 12.265 desligamentos. Por setores, serviços geraram 767 vagas; comércio, 430; e indústria, 319;. A agropecuária foi a que menos criou vagas com saldo negativo de -6. O titular do SICER se diz animado com as perspectivas de admissões em dezembro, cujas vendas no período natalino surpreenderam, algo que também aconteceu em nível nacional.
“Com os dados de novembro atualizados, temos a comemorar os setores, particularmente serviços e comércio que mais geraram postos de trabalho. Há confiança que fecharemos o ano com bons indicadores, inclusive porque a gestão do prefeito reeleito Augusto Castro (PSD) pagou antecipadamente os salários de dezembro e a segunda parcela no 13º salário o que certamente repercutirá no bom desempenho da atividade econômica de Itabuna”, comentou.
Em dezembro, o brilho e a magia do Natal encantam quem chega à cidade com a realização da 4ª edição do Programa Natal de Luzes e Sonhos. As avenidas do Cinquentenário e Princesa Isabel e as ruas Paulino Vieira e Adolfo Leite ganharam decoração com 100 mil microlâmpadas e peças geométricas de estrelas e cometas, enquanto uma árvore de Natal gigante, com 17 metros, adorna o centro da Praça Olinto Leone, com uma iluminação ainda mais bonita executada Prefeitura e da FICC para a solenidade de abertura.