Ibirapitanga realiza reunião de acolhimento com agricultores do PAA para fortalecimento da agricultura familiar

Ibirapitanga realiza reunião de acolhimento com agricultores do PAA para fortalecimento da agricultura familiar

Encontro destacou situação do programa, cadastrou produtos disponíveis e reforçou parcerias para apoio à agricultura familiar

Na manhã desta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Ibirapitanga promoveu uma reunião de acolhimento, com agricultores vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sedes. O encontro aconteceu na sede da secretaria e teve como objetivo informar a situação atual do programa, cadastrar os produtos oferecidos pelos agricultores e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do projeto.

O evento começou com um café da manhã preparado com produtos dos produtores rurais, oferecendo um momento de integração entre os participantes. Durante a reunião, o Secretário de Agricultura, Iago Oliveira, expressou preocupação com a perda de R$ 150 mil dos R$ 250 mil, do ano de 2023, período da gestão anterior, destinados ao programa devido à não execução total da compra de alimentos dos agricultores locais. “Precisamos entender as condições das associações e da região, o que elas produzem e como a secretaria pode apoiá-las com políticas públicas”, ressaltou.

Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Social, Xico Moreira, acompanhado das assessoras Fabíola Oliveira e Jeane Rodrigues, além de Tatiane Mota (Secretária de Administração), Eliada Oliveira (Secretária de Emprego e Renda, Mulher e Juventude), Rafael Argolo (Chefe de Gabinete do Prefeito), Dr. Newton Oliveira (Vereador) e o ex-prefeito Gude.

Os agricultores de diversas regiões do município, incluindo Jacuba, Rio do Meio, Marimbu, Bonfim, Acarás, Rio Pardo, Dois Irmãos da Mata, Mato Seco, Serra de Areia, Revés e Água Potável, participaram do encontro.

O PAA é uma das principais políticas públicas voltadas à agricultura familiar, promovendo a compra de alimentos para doação às famílias atendidas pela rede socioassistencial, como o CRAS. A parceria entre as secretarias e os agricultores é vista como essencial para a continuidade do programa, que fortalece a agricultura local e garante a segurança alimentar da população mais vulnerável.

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *