Estatísticas da plataforma BA.GOV.BR apontam para novo ciclo de expansão

O governo baiano acaba de registrar um novo salto de expansão da sua plataforma de serviços públicos digitais, a BA.GOV.BR (www.ba.gov.br). No primeiro trimestre deste ano, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) contabilizaram 3,8 milhões de atendimentos digitais na ferramenta eletrônica – o que representa um incremento de 62,7% em relação ao volume de atendimentos realizados no mesmo período do ano passado.
Diante deste cenário, a expectativa é de que o número de atendimentos na plataforma chegue a 15 milhões até o final de 2025. Se esta projeção se confirmar, será o segundo ano consecutivo de recorde no volume de serviços prestados. Em 2024, foram 11 milhões de atendimentos – mais de duas vezes o quantitativo alcançado em 2021, que até então se mantinha como o ano de maior procura por serviços digitais em função das restrições impostas pela pandemia.
Na visão do coordenador-executivo de transformação digital da Saeb, Igor Takenami, os indicadores apontam para um crescimento continuado e sustentado da plataforma. “No final de 2023, nós já havíamos assistido a uma expansão significativa a partir da decisão do Estado de centralizar as suas mídias digitais na BA.GOV.BR, transformando-a numa plataforma única de serviços e notícias. Agora, este novo impulso mostra a consolidação da ferramenta junto à população baiana”, argumenta Takenami.
Outras estatísticas também apontam para a tendência de expansão. Ao longo do segundo semestre do ano passado, a média de acessos diários ao domínio www.ba.gov.br duplicou, saltando de 100 mil para 200 mil. Já este ano, a plataforma alcançou a marca de 5,8 milhões de cidadãos cadastrados, o que representa mais de um terço da população do Estado.
Portfólio de serviços – Na visão do gerente de transformação digital da Saeb, Anderson Barbosa, parte do crescimento deste ano pode ser atribuído à diversificação do portfólio de serviços. No momento, a plataforma oferece 514 diferentes serviços, sendo que 82 deles foram colocados à disposição da população este ano. No top 10 dos mais procurados do primeiro trimestre, estão três destas novidades, com destaque para a emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já é o segundo serviço mais procurado da solução, com mais de 382 mil atendimentos realizados.
Em paralelo, serviços que já figuravam na plataforma em 2024 também vêm registrando um crescimento expressivo. É o caso da solicitação de matrícula para estudantes da rede estadual, cujo número de atendimentos passou de 42,7 mil de janeiro a março de 2023 para cerca de 101,9 mil no mesmo período deste ano, num incremento de aproximadamente 138,79%.
Para completar, o consultor Anderson Barbosa chama atenção ainda para a tendência de interiorização da demanda pelos serviços da plataforma. “No interior do Estado, nós percebemos neste início de ano um crescimento ainda maior no número de atendimentos. Nestes municípios, o avanço foi de 74,2%, vinte e quatro pontos percentuais a mais do que o aumento registrado em Salvador e Região Metropolitana”, relata Anderson.
Fonte: Ascom/Saeb
Foto: Divulgação/Saeb
