Ilhéus realiza capacitação em manejo clínico das arboviroses para profissionais da saúde

Ilhéus realiza capacitação em manejo clínico das arboviroses para profissionais da saúde

Capacitar os profissionais para reconhecer sinais de alerta, diagnosticar corretamente e tratar adequadamente

Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento às arboviroses(dengue, zika e chikungunya) no município, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde de Ilhéus promove, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), uma capacitação voltada ao manejo clínico dessas doenças. A formação é destinada a médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente das unidades de saúde, como postos de atendimento, clínicas e unidades de pronto atendimento (UPAs).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Katiussa Nascimento, a ação é essencial para garantir um atendimento mais eficiente e seguro à população. “Nosso maior objetivo é capacitar os profissionais para identificar os sinais e sintomas de alerta, realizar diagnósticos precisos e iniciar o tratamento de forma adequada, evitando o agravamento dos casos, especialmente de dengue. Além disso, estamos reforçando a importância da notificação para traçarmos um perfil epidemiológico e fazermos o bloqueio de forma eficaz”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou a relevância da iniciativa diante do cenário regional. “Temos municípios vizinhos já em situação de epidemia, e Ilhéus está se antecipando para evitar que isso ocorra aqui. Estamos promovendo essa capacitação para todos os médicos e enfermeiros da rede municipal. É fundamental que o primeiro atendimento seja rápido e eficaz, e que a notificação de casos positivos ou suspeitos aconteça imediatamente para que possamos agir nos bairros e evitar mortes. Dengue mata”, alertou.

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde Sul da Secretaria de Saúde do Estado, Danilo Amorim destacou a parceria com o município na realização do evento. “A notificação, mesmo em casos suspeitos, é fundamental. Ela permite que possamos identificar onde estão os focos, agir no controle do vetor e garantir o manejo clínico adequado para cada paciente. A capacitação é mais uma estratégia para integrar ações de vigilância e assistência”, pontuou.

Profissionais da rede acompanham nesses dois de capacitação palestras. Eles enfatizaram a importância da qualificação. A médica Natália Silveira ressaltou que capacitações como essa são fundamentais para alinhar condutas entre as equipes. Já a enfermeira Andrea Vivas destacou que essas ações contribuem diretamente para melhorar o cuidado com o paciente e fortalecer a união da equipe em prol da saúde da população.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em preparar seus profissionais para responder de forma eficaz aos desafios impostos pelas arboviroses, especialmente em um momento em que o risco de epidemia é iminente na região.

Por Cátia Gomes / Ascom Sesau

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *