Prefeito Augusto Castro anuncia planos e metas para 2025, faz balanço e prega união na sessão inaugural do Legislativo
Prefeito Augusto Castro prestigia abertura do período de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.
Ao participar da sessão inaugural do Poder Legislativo Municipal na 10ª legislatura pós-Constituinte, referente ao período de 2025 a 2028, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) anunciou o plano de metas para o ano em curso, fez um balanço das principais conquistas da população no primeiro mandato e pregou a união entre os Poderes Executivo e Legislativo. “Vamos estar sempre unidos para fazer muito mais pelos que mais necessitam”, discursou.
“É oportuno e conveniente ressaltar nesta oportunidade, a importância de se pautar as ações e atividades de forma coerente entre os Poderes Executivo e Legislativo, para que haja um diálogo permanente, mantendo ainda uma integração efetiva entre os agentes políticos, os quais, de acordo com a sua área de competência, possam buscar e realizar a tarefa de conduzir os destinos do povo, honrando assim, o mandato que lhes foi outorgado”, acrescentou.
Mais adiante, o prefeito Augusto Castro reafirmou o propósito de continuar mantendo os princípios básicos que vêm norteando o Governo, quais sejam: nas áreas de Saúde, Educação, Promoção Social, Infraestrutura e Urbanismo, Planejamento, Segurança Pública, Esporte e Lazer, Agricultura e Meio-Ambiente, fomento ao Comércio e à Indústria para geração de emprego e renda no município. “Ressalto ainda a promoção constante da transparência das ações, em cujas áreas, inclusive, foi possível superar inúmeras dificuldades, dando assim à população itabunense melhores condições de vida”, disse.
Segundo o prefeito itabunense, em 2025 a meta é continuar as ações de governo voltadas para a Educação, Saúde, Promoção Social, Agricultura e Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, Ordem Pública e Segurança, Cultura e Artes (FICC), Esportes e Lazer, Infraestrutura e Urbanismo, Comunicação Social, Relações Institucionais, Gestão e Inovação, Planejamento, Fazenda e Orçamento, Indústria e Comércio, Emprego e Renda, Procuradoria, Controladoria, EMASA, Fundação Marimbeta, Hospital de Base e ARSEPI, com prioridade na atuação de captação e otimização de recursos, visando atender todas essas ações e outras emergentes.
“Finalizo, ressaltando que, como representantes do povo de Itabuna, temos o dever cívico de convocar os cidadãos e os conselhos municipais ao exercício da participação popular nas discussões das ações de governo e no estabelecimento das políticas públicas, assegurando, dessa forma, que os cidadãos itabunenses, em parceria com os Poderes Executivo e Legislativo Municipais, contribuam com os destinos desta terra,” acrescentou Augusto Castro.
“Estou otimista, pois o nosso desafio é fazer muito mais. Gosto de política e de fazer política. Tenho conversado com ministros e deputados federais e estaduais para que Itabuna tenha obras, serviços e equipamentos. Vamos retomar as obras da UPA do Fonseca e do Centro de Reabilitação no São Caetano. Além disso, vamos entregar o Novo Hospital de Base com a presença dos ministros da Saúde, Nísia Trindade, da Casa Civil, Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Otto Alencar”, informou.
Citou o projeto Mais Água para a Cidade para universalização do acesso das famílias ao saneamento básico e anunciou a implantação da terceira etapa na região do Califórnia, na zona norte da cidade. Também falou da reabertura do programa Minha Casa Minha Vida, paralisado há cerca de sete anos.
“A cidade ficou longo tempo sem investimentos, conseguimos financiar nossos projetos, mas vamos trabalhar ainda mais para entregar obras importantes. Garantindo a duplicação das vias de acesso ao litoral e temos projetos para duplicação do Nova Itabuna até Ferradas e da Avenida Princesa Isabel até a BR-101” disse Augusto Castro.
A sessão foi presidida pelo vereador Manoel Porfírio, contando com a presença de todos os vereadores eleitos em outubro do ano passado, cuja posse aconteceu no dia 1° de janeiro em concorrida solenidade no Teatro Municipal Candinha Dória. Líderes empresariais, de bairros e de classe, sindicalistas e secretários municipais, além de um público, expressivo, prestigiaram abertura do período ordinário de sessões do Legislativo itabunense.