Prefeitura assina acordo de cooperação com Bahiagás para expansão de rede e pavimentação de acesso a terminal
Acordo parceria e de cooperação com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), vai permitir à Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) expandir sua rede de distribuição de gás natural na cidade neste primeiro semestre e pavimentar os cerca de 500 metros do acesso ao seu terminal no Distrito Industrial de Itabuna, na zona oeste.
Os dois assuntos foram discutidos na manhã desta sexta-feira, dia 24, entre a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, o supervisor de Emprego e Renda da Secretaria da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Alves de Souza, o Kiko, e a assessora de Relações Institucionais da Presidência da Bahiagás, Márcia Roseli Azevedo.
“Considero esta expansão de rede de fornecimento de gás natural importantíssima, porque demonstra o potencial comercial e de viabilidade do investimento da Bahiagás, porque complementa as necessidades da cidade. É também importante a parceria com o município para transformar o Distrito Industrial, com a possibilidade de atração de novas plantas industriais, a partir da pavimentação do acesso ao seu terminal”, comentou a secretária Sônia Fontes.
A concessionária estadual de gás natural vai expandir a oferta para consumidores comerciais, residenciais e condominiais do centro e do Zildolândia por meio de captação de clientes através de seus agentes cadastrados e identificados com crachás ou demanda espontânea com inscrição no site da empresa. “Há anos, a Bahiagás fornece a consumidores do Jardim Vitória e a parte do centro, incluindo hotéis e prédios residenciais”, informou a assessora.
A utilização do gás natural tem como vantagens: baixo custo, ser menos poluente e mais seguro. Pelo convênio, a concessionária vai custear a pavimentação de toda a extensão do acesso, cabendo a Prefeitura a execução das obras. No encontro de hoje, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fez a entrega do orçamento e do projeto de execução do acesso, o que também beneficiará os terminais da GNLink e da Petrobahia.
A Bahiagás é uma empresa de economia mista, tendo o Governo do Estado como sócio majoritário. É a segunda maior distribuidora de gás canalizado do Brasil e a primeira entre as públicas, sendo também a mais competitiva, praticando a menor tarifa média do país.
No sul da Bahia, a empresa está presente desde 2010, com investimentos de mais de R$ 90 milhões e mais de 62 quilômetros de rede implantada, atendendo a mais de 650 clientes, entre postos de combustíveis, clientes industriais, comerciais e residenciais, gerando empregos diretos e indiretos.
Para o período de 2024 a 2029, estão projetados para a região Itabuna/Ilhéus investimentos na ordem de R$ 47,6 milhões para proporcionar maior utilização do gás natural em substituição aos combustíveis fósseis mais poluentes, o que significa investimentos na transição energética integrada, sustentável e inclusiva.