Prefeitura de Itabuna discute implantação de Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

Prefeitura de Itabuna discute implantação de Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

Diretora do Colégio Adeum Sauer, Rosimeire Guerra, e os professores Joslei e Júnior Brandão 2. Aluno do curso de Educação Física, Rikelme, professores Júnior Brandão e Joslei Viana de Souza, e o secretário José Alcântara Pellegrini – Fotos Pedro Augusto

Itabuna será referência em atividades paralímpicas. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Governo da Bahia e o Comitê Paralímpico Brasileiro, será possível implantar um Centro de Referência Paralímpico na cidade.

Visita técnica ao Colégio Adeun Sauer – Fotos Pedro Augusto

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer, aconteceu um encontro com este objetivo, seguida de visita técnica à Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso.
Estiveram presentes o assessor especial da Secretaria de Gestão e Inovação e vice-prefeito eleito, Professor Josué Brandão Júnior, o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, a professora de Educação Física da UESC, Joslei Viana de Souza, e a diretora do Colégio Adeum Sauer, Rosimeire Guerra.

De acordo com a professora Joslei, idealizadora do projeto, a ideia de trazer para o Sul da Bahia um Centro de Referência do Comitê Paralímpico – que até então só existia nas capitais -, surgiu após a possibilidade de expansão desses Centros para cidades do interior.

“A viabilidade do projeto está sustentada no tripé Prefeitura, que fornecerá material humano; Governo Estado, com a estrutura e local para as atividades; enquanto a UESC fornecerá capacitações e material humano, e o Comitê Brasileiro também”, explicou a professora.

Para os dias 12 e 13 de dezembro está agendada uma visita técnica a Itabuna por representantes do Comitê Brasileiro. As conversas estão adiantadas e a expectativa é de que o Centro de Referência entre em atividade no primeiro semestre de 2025.
Estamos em busca das parcerias para que a gente possa oferecer este projeto, que é voltado para pessoas com deficiência”, explicou a professora Joslei Souza.

O assessor especial da Secretaria de Gestão e Inovação e vice-prefeito eleito, Professor Josué Brandão Júnior, que também é professor de Educação Física, ressaltou que a iniciativa se apresenta como mais uma ação que vai alavancar o esporte na cidade, contemplando pessoas com deficiência.

“Itabuna recebe a interiorização do Comitê Paralímpico e nós agradecemos a Uesc por essa parceria que está sendo construída com a Prefeitura e tantos outros parceiros que teremos para que esse público seja cuidado, assim como é desejo do prefeito Augusto Castro”, afiançou.

Visita técnica à Vila Olímpica de Itabuna – Fotos Pedro Augusto

Já o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, ressaltou a importância do projeto para a transformação da realidade das pessoas com deficiência. “A Prefeitura de Itabuna se preocupa com esse público e não medirá esforços para apoiar este projeto que tanto tem a agregar em nosso município”, finalizou.


Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *