Prefeitura de Itabuna e UESC realizarão evento que debaterá “Equidade e Gestão em Saúde”

Prefeitura de Itabuna e UESC realizarão evento que debaterá “Equidade e Gestão em Saúde”

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, realizará em parceria com o Programa de Educação pelo trabalho para a saúde (PET-Saúde) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O evento “SESAU em Ação” é voltado para trabalhadoras e trabalhadores da gestão municipal em saúde e acontecerá no próximo dia 23, das 13h30min às 17 horas, na Faculdade UNEX, na Praça José Bastos, centro. “Equidade e Gestão em Saúde: diálogos frente aos desafios locais” será o tema central do encontro.

De acordo com a professora Nayara Monteiro, docente do Departamento de Ciências da Saúde da UESC e coordenadora geral do PET-Saúde, o objetivo é promover uma reflexão sobre as interseccionalidades e seu impacto no trabalho em saúde a partir da gestão e na busca de estratégias de enfrentamento às iniquidades na perspectiva institucional.

Ainda de acordo a professora Nayara, o próximo passo é estender essas ações para as equipes da Atenção Primária à Saúde do município.
Além de fomentar a discussão sobre a temática, o evento também vai oferecer ações com foco na promoção da saúde e bem-estar, através das estações de cuidado. As inscrições estão sendo feitas pelo QR Code e formulário eletrônico no seguinte link: https://forms.gle/JqKndxHNfzJLFCZcA.

“O PET-Saúde é um programa federal interministerial (Saúde e Educação) criado em 2010. Em sua 11ª edição busca contribuir para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Nayara Monteiro.

Para a diretora do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e Orientadora de Serviço do programa, Dayse Santos, o PET-Saúde é uma importante estratégia de desenvolvimento de trabalhadores para o SUS.

“Uma importante estratégia que visa o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem ensino, pesquisa, extensão e participação social”, encerra.

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *