Prefeitura de Itabuna implementa estratégia para agilizar cadastros unipessoais no Programa Bolsa Família

Prefeitura de Itabuna implementa estratégia para agilizar cadastros unipessoais no Programa Bolsa Família

Casa do Bolsa Família de Itabuna – Foto arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Com o objetivo de atender uma das exigência contidas na Lei Federal nº 15.077, de dezembro de 2024, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a partir deste mês está implantando um sistema de rodízio mensal no processo de atendimento para a inclusão de novas inscrições unipessoais no Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no benefício do Bolsa Família.

Segundo o titular da SEMPS, secretário José Carlos Trindade, para fins de concessão ou manutenção dos benefícios, o inciso 3º do Artigo 2º da referida Lei determinada que: “às famílias compostas de uma) só pessoa ou a indivíduos que residem sem parentes, a inscrição ou a atualização do CadÚnico deverá ser feita no domicílio de residência da pessoa, conforme prazos e exceções estabelecidos em ato do Poder Executivo federal”.

“Portanto, para cumprir tal exigência legal, a SEMPS está implantando um sistema de rodízio mensal no processo de atendimentos na Casa do Bolsa Família, reservando um mês para agendamentos e o mês subsequente para a realização das visitas técnicas nos domicílios de residências das pessoas para o cadastramento unipessoal”, ressaltou Trindade.
Já a diretora do Departamento de Combate à Pobreza da SEMPS, Rita de Cássia Fraga Oliveira, esclarece que em relação às novas inscrições e atualização cadastral no CadÚnico para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento continua inalterado na Casa do Bolsa Família.

Ela destaca ainda que a proposta de implantação do sistema de rodízio mensal para cadastros unipessoais foi submetida à apreciação e acordado junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Rita Fraga explica que com a operacionalização do Novo Portal de Gestão do CadÚnico do MDS, implantado pelo Governo Federal no mês de março, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DATAPREV) passou a ser responsável também pelo gerenciamento dos dados dos beneficiários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a exigir um cumprimento da legislação para todos os municípios brasileiros.

“Durante o processo de implantação do Novo Portal, houve uma interrupção temporária por 15 dias no atendimento para inserção de novos cadastros e atualizações cadastrais. Isso impactou significativamente na demanda reprimida e hoje temos em torno de 1.800 pessoas aguardando por visita domiciliar dos nossos entrevistadores” disse.
“Agora, com o rodízio mensal no sistema de atendimento para cadastros unipessoais no Bolsa Família, será possível suprimir esta demanda e estabelecer um novo fluxo com mais agilidade no processo de inserção de novas inscrições e atualização cadastral, diminuindo assim o tempo de espera”, acrescentou Rita Fraga.

Neste mês de abril, os serviços estão voltados às visitas domiciliares para realização de entrevistas e a efetivação do cadastro. As equipes da Casa do Bolsa Família estão atuando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Roberto Santos

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