Prefeitura de Itabuna realiza em praça pública ação do “Outubro Rosa: Dia D do autocuidado”

Prefeitura de Itabuna realiza em praça pública ação do “Outubro Rosa: Dia D do autocuidado”

A Prefeitura de Itabuna realizou na manhã desta sexta-feira, dia 25, na área externa do Centro de Atenção à Mulher (CAM), na Praça João Pessoa, uma ação especial para reforçar a importância do autocuidado visando à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. O evento foi coordenado pelas secretarias de Saúde e Promoção Social e Combate à Pobreza.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, uma campanha que acontece nacionalmente com o objetivo de motivar a população e os profissionais de saúde para a prevenção e detecção precoce. Na programação do CAM, foram oferecidas atividades lúdicas, recreativas, serviços de beleza e orientações em saúde.

A coordenadora do CAM, enfermeira Gabriela Brito, ressaltou que a escolha da unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde foi estratégica por ser de fácil acesso. “A ideia foi fazer uma programação especial do Outubro Rosa, com referência ao autocuidado como forma de incentivar as mulheres para que se cuidem”, informou.

Prática de atividades físicas, serviços de beleza (manicure e cortes de cabelo) com alunos da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, e uma Feira de Cuidados, com serviços de ventosaterapia e auriculoterapia também foram alguns dos serviços oferecidos.

A Sala do Abraço foi outra novidade criada para que as mulheres pudessem fazer o autoexame como uma forma de incentivar a valorização do autocuidado de observação do próprio corpo. “O resultado deste momento foi tão bom que vamos manter”, informou a coordenadora Gabriela Brito.

Ela ainda explicou que as mulheres em que foram identificadas alguma nodulação serão encaminhadas para atendimento direto com especialistas. “Estamos em uma parceria com a Ecodiagnose para que as mulheres que apresentaram alguma alteração sejam submetidas a exame de ultrasson”, acrescentou.

Moradora do Bairro Mangabinha, a dona de casa Maria da Conceição Santos contou que aferiu a pressão arterial e pretendia ter acesso aos demais serviços disponibilizados na ação. “Gostei muito desse momento de descontração e ao mesmo tempo de orientações em saúde”, concluiu

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *