Prefeitura de Una expõe pacientes a situação de riscodurante deslocamento para tratamento fora do domicílio
Pacientes de Una que necessitam de serviços especializados de saúde que o município não possui na Rede Local do SUS estão passando situações humilhantes na tentativa de garantir o seu direito de acesso ao Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Tudo porque a Prefeitura de Una, por meio da Secretaria de Saúde, não tem tratado o assunto com a atenção que merece.
Não é de hoje que p veículo que transporta esses pacientes para atendimento médico em Salvador está em péssimas condições, mas o que parece é que a cada dia piora. Uma paciente que prefere preservar sua identidade temendo represália diz que todos estão sofrendo calados. Ela usou o serviço do TFD no último dia 1º de Setembro durante deslocamento para Salvador, mas o carro mais uma vez apresentou problemas mecânicos.
“Estamos sofrendo e não podemos nem reclamar, porque eles dizem que só tem esse carro. Está uma decadência terrível. Ninguém merece ficar nesse sofrimento, todo mundo reclamando, de crianças a idosos parados por horas na estrada com o carro quebrado”, disse uma paciente que viajou para Salvador.