Rede Municipal de Ensino de Itabuna já matriculou média de 17 mil alunos
Uma média de 17 mil alunos já foi matriculada na Rede Municipal de Ensino. No entanto, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), ainda espera preencher cerca de 3.000 vagas remanescentes entre a Educação Infantil (creche e pré-escola) e o ensino fundamental, trabalhando ativamente para isso.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as matrículas na rede pública ainda podem ser efetivadas até 30 dias após o início do ano letivo de 2025, que está programado para o próximo dia 6 de fevereiro na Rede Municipal de Ensino de Itabuna.
Segundo o diretor do Departamento de Planejamento, Pesquisas e Informações Gerenciais (DPPIG), professor Waldeck Luz, o quantitativo de vagas preenchidas até o momento não inclui as matrículas das Escolas do Campo e de aulas do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) .
“Neste ano, iniciamos algumas mudanças nos processos de matrícula, com as pessoas buscando vagas diretamente nas unidades onde desejavam que seus filhos estudassem. Após o encerramento das matrículas, todas as unidades geraram uma lista de espera”, afirmou.
“A partir disso, por orientação do prefeito Augusto Castro e sob a supervisão da SEDUC, essa lista retorna para que a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação trabalhe nas pendências, dialogando com os pais e responsáveis para distribuir esses alunos entre as unidades que ainda possuem vagas disponíveis”, destacou o secretário Rosivaldo Pinheiro.
De acordo com Rosivaldo, aqueles alunos que buscaram vagas e ficaram com alguma pendência terão um retorno da Secretaria Municipal da Educação. “Faremos um esforço para resolver todos os casos pendentes daqueles que procuraram vagas e ficaram na lista de espera. Esperamos solucionar essas situações antes do início do ano letivo, no próximo dia 6”, acrescentou.
O calendário de matrículas foi iniciado no dia 16 de janeiro para alunos com deficiência. Em seguida, foi aberto o prazo para alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e também dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. A etapa seguinte foi destinada aos alunos novos da Educação Infantil (creche e pré-escola) e aos novos estudantes do ensino fundamental – anos iniciais de outras redes.