Saúde Começa na Torneira: EMASA destaca importância da água tratada para a qualidade de vida da população

No Dia Mundial da Saúde, a EMASA lembra a importância de fornecer uma água tratada e de qualidade. Foto: Roberto Santos
No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) reforça a importância da água tratada como uma das maiores aliadas da saúde pública. Garantir que a população tenha acesso à água potável é um passo fundamental para prevenir doenças e promover o bem-estar coletivo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% das enfermidades em países em desenvolvimento estão ligadas ao consumo de água contaminada e à falta de saneamento básico. Nesse cenário, o trabalho da EMASA vai muito além do abastecimento: envolve monitoramento rigoroso, análise laboratorial e investimento contínuo em infraestrutura.
“Garantir água potável é garantir dignidade, saúde e qualidade de vida. Cada etapa do nosso processo de tratamento tem como foco proteger a população de riscos sanitários invisíveis, mas perigosos”, afirma o presidente da EMASA, Ivan Maia.
A analista química da EMASA, Sandra Santana, explica como esse controle é feito na prática: “Obedecemos aos critérios da Portaria 888 de 4 de maio de 2021, que estabelece padrões de qualidade bacteriológica e físico-química, desde a entrada da água bruta até a rede de distribuição. Também realizamos análises mensais exigidas por órgãos fiscalizadores como a Vigilância Sanitária e o Programa Vigiágua, com dados alimentando o sistema Siságua, fonte nacional de todos os controles de vigilância da qualidade da água para consumo humano”, contou.
Além dos processos laboratoriais e da manutenção constante da rede, a EMASA também investe em grandes projetos para ampliar o acesso à água tratada. É o caso do Projeto Mais Água para a Cidade que é o maior investimento em saneamento básico da história de Itabuna. O prefeito Augusto Castro (PSD), entregou no dia 13 de março, a primeira etapa, que atende a dez bairros e parte da zona central, contando com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e diversas autoridades.
A segunda etapa do Projeto está em fase de testes e atenderá a 34 bairros das zonas sul e leste. Além das etapas I e II, o município já tem alocado recursos no valor de R$ 24 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, através do PAC Seleções, para licitar e iniciar as obras do Projeto Mais Água para a Cidade III, que atenderá os bairros da zona norte, regiões do Califórnia, Fátima, João Soares e adjacências.
