Ticomia realizou o maior festival de forró e alegria da Bahia
Confirmando a expectativa, a festa dos 37 anos do Ticomia, em Ibicuí, se consolidou como o maior festival de forró e alegria da Bahia. Um elenco formado por artistas e bandas da melhor qualidade se revezou nos dois palcos do evento, no sábado, 22, na Fazenda El Dorado, para animar os participantes durante quase 12 horas de muita música, emoção e animação.
Com uma decoração marcada por muitas luzes, o forrozeiro Batista Lima subiu ao palco para abrir a festa, que este ano foi dedicada ao cantor e compositor Kocó, da Banda Lordão, que faleceu em fevereiro último. O cantor falou da alegria de retornar à mais tradicional festa de São João do interior baiano, que considera o “Rock in Rio da Bahia”. Batista cantou no Ticomia, há mais de 10 anos, quando era vocalista da banda Limão com Mel. Ele agradeceu o acolhimento da produção da festa e de toda a Bahia.
Quem se apresentou, em seguida, foi o sanfoneiro Tarcísio do Acordeon que fez o público explodir em alegria com seus sucessos. Essa foi a segunda vez que Tarcísio fez show no Ticomia. “Estou muito feliz sendo muito bem recebido em Ibicuí, o Ticomia é um evento que já é referência em todo o Brasil, então só tenho a agradecer por fazer parte desse evento”, declarou o cantor.
Logo após, o cearense Eric Land estreou no Ticomia com seu forró eletrônico, cantando sucessos próprios e de outros artistas, e fez os fãs irem à loucura com sua postura no palco. Land disse que ficou honrado ao se apresentar na festa ao lado de tantos artistas consagrados.
A lenda Dorgival Dantas, considerado o poeta da sanfona, mais uma vez fez o público se emocionar com seus sucessos e sua simplicidade ao participar da festa. O sanfoneiro afirmou que tem enorme satisfação em fazer parte da grade de atrações da festa, que atrai forrozeiros da Bahia e de quase todo o Brasil.
Após Dorgival, Xand Avião embalou o público com seus sucessos e pot-pourri de músicas tradicionais do forró. Em seguida, o mago véi Luan Estilizado mostrou porque tem sido presença quase obrigatória no Ticomia. “Pra gente é muito especial tá aqui de volta ao Ticomia, fazendo esse forrozão aqui em Ibicuí; o Brasil inteiro tá aqui marcando presença hoje e ficamos muito feliz por isso. Agradeço ao Douradinho, meu parceiro Raul, à toda família, por tanto carinho. Sempre fui bem recebido demais aqui, onde vivemos momentos muito especiais”, disse Luan.
A emoção pairou no ar e no coração das pessoas no momento em que o Lordão subiu ao palco para a primeira apresentação no Ticomia se a presença física de Kocó, empresário e vocalista da banda. Muitas pessoas se emocionaram com as cenas e a voz de Kocó pedindo para receber com carinho os vocalistas Wallace Gomes, Tina Dias, Cris Mel, Rafael Carneiro e toda a banda que prossegue para manter o legado do Lordão.
A grande festa Ticomia 2024 foi encerrada com a batida cheia de alegria de Otávio Mateus, uma das revelações do forró na Bahia. Otávio se apresentou pela terceira vez na festa e mostrou que chegou para ocupar seu espaço entre os grandes artistas baianos. “Nós estamos com um repertório de forró e do baião, em toda sua magnitude, e nossa expectativa é levar todos ao estado de permanente alegria”, salientou o artista.
Além das bandas nos dois grandes palcos, outras atrações regionais se apresentaram no coreto da Vila do Forró, um espaço alternativo na festa do Ticomia que reproduz o ambiente de um tradicional arraial junino do interior. O público também contou com o serviço permanente de bebidas e comidas típicas no modo all inclusive, uma das marcas do evento.
Residente em Salvador, Marcos Ribeiro é fã do Ticomia. A primeira vez que veio para festa foi em 2007 e depois disso é presença frequente em todos os anos. “Para mim, o Ticomia é a festa junina mais tradicional do Brasil. Todas as festas de São João podem acabar, mas o Ticomia se mantém porque realmente é um evento diferenciado”, afirmou.
O criador do Ticomia, Lourival Dourado Filho, dedicou a festa ao amigo Kocó, grande parceiro do Ticomia, e prestou homenagem a Gastão, apelido de Antônio Barbosa de Morais, um dos fundadores do Ticomia, falecido em julho do ano passado. “Temos enorme gratidão a Gastão pela contribuição que ele deu para o engrandecimento da festa todos os anos. Ele e Kocó ficarão para sempre em nossos corações”, afirmou Douradinho.
O produtor-executivo do Ticomia, Raul Dourado, agradeceu a todos que prestigiaram “essa festa que enaltece o forró e celebra a cultura nordestina, aos nossos parceiros e toda a equipe que faz este evento ser um grande sucesso há 37 anos”.
Ele ressalta ainda a parceria da Brahma, cerveja oficial do Ticomia 2024, da Red Bull, Boulevard Shopping, Terceira Via e Afya Faculdade de Ciências Médicas, e agradece aos prestadores de serviço; aos policiais militares, civis e rodoviários pela manutenção da ordem e segurança e orientações de cidadania; aos profissionais de saúde pela atenção no pronto atendimento; e aos profissionais de imprensa, de imagem, som e vídeo, “que sempre nos prestigiam divulgando o nosso evento”, finaliza Raul.