UESC aprova títulos de Professor Emérito para professores Aurélio Macedo e Adélia Pinheiro

UESC aprova títulos de Professor Emérito para professores Aurélio Macedo e Adélia Pinheiro

Na mesma reunião foram aprovados títulos de doutor Honoris Causa ao memorialista José Nazal e aos músicos Sabará e Kocò do Lordão.

O ex-diretor da FESPI, Aurélio Farias de Macedo, teve seu nome aprovado pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc), em sua 76ª reunião ordinária com o título de Professor Emérito. Na mesma reunião também foi aprovado título para a ex-reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (2012-2019).
Na Uesc os títulos de Professor Emérito são concedidos a seus docentes aposentados que tenham alcançado posição eminente em atividades universitárias.
Aurélio Farias de Macedo é natural de Carolina, no Maranhão. Estudou em Teresina, no Piauí, e em Recife, Pernambuco. É Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1971) Especialista em Organização do Espaço e Demografia Econômica pela mesma instituição (1973), tem também Especialização em Administração Universitária pela Saint Joseph’s University (1984). É Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1976).
Chegou à região cacaueira a convite da CEPLAC para desenvolver sua dissertação de mestrado “Avaliação social de custo-benefício do cacau brasileiro na forma de produtos derivados” e logo tornou-se professor da FESPI (1975), hoje Universidade Estadual de Santa Cruz.
Durante mais de 45 anos ministrou, na FESPI/UESC, diversas disciplinas no campo da teoria e da história econômica, assim como ocupou cargos administrativos, na chefia dos antigos departamentos de Economia Aplicada (1979-1982) e Teoria Econômica (1977-1979), Diretor da Faculdade de Economia e Ciências Administrativas – FACEI (1982-1985) e Diretor Geral da Federação da Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – FESPI (1985-1988).
Tem também uma forte atuação social. Exerce a presidência da Associação Batista de Beneficência e Cultura Teosópolis, órgão ao qual estão vinculados o Colégio Batista de Itabuna, o Instituto Municipal Teosópolis, escola mantida em parceria com a Prefeitura de Itabuna, o Centro Cultural Teosópolis (que abriga o Centro de Memória Teosópolis e a Escola de Música Sacra de Itabuna) e a Casa do Vovó (projeto de atendimento a idosos). Professor Aurélio é casado há 44 anos com a professora Janete Ruiz de Macêdo, com quem tem 04 filhos: Cecília, Carolina, Ciro e Cid, e 03 netos: Caio, Clarice e Olívia.
Adélia Pinheiro
Atual secretária da Educação do Estado da Bahia, a professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1987), especialização em Medicina Social sob a Forma de R pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003).
Foi Reitora da Uesc por duas gestões (2012 – 2019) e professora adjunta. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação, Mortalidade Neonatal, Estatísticas Vitais, Registros de Mortalidade.

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *