Alunos da rede municipal de Ilhéus são premiados no Projeto Lápis na Mão

Alunos da rede municipal de Ilhéus são premiados no Projeto Lápis na Mão

Os estudantes Maxwell Brasil Silva e Kamila Santos Chiles ficaram em 1º lugar nas categorias ‘Desenho Infantil’ e ‘Desenho Fundamental’, respectivamente

Sob o tema “Leitura e Artes: inclusão para a vida”, o Projeto Lápis na Mão premiou na manhã desta terça-feira (13), dois alunos matriculados na rede municipal de ensino de Ilhéus. Os estudantes Maxwell Brasil Silva e Kamila Santos Chiles ficaram em 1º lugar nas categorias “Desenho Infantil” e “Desenho Fundamental”, respectivamente.

A iniciativa chegou à 12ª edição, sendo uma parceria da Secretaria de Educação (Seduc) e da TV Santa Cruz, com apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), voltado aos alunos e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Conforme a Seduc, o projeto visa estimular a criatividade e o desenvolvimento dos estudantes, despertando o interesse pela leitura e pelo conhecimento; além de estimular a utilização da escrita como forma de comunicação, para que o jovem desenvolva o hábito de escrever formalmente em sua língua de origem, expondo suas ideias de forma criativa e coerente.

“O prefeito Mário Alexandre está de parabéns. Realmente o município de Ilhéus tem avançado muito, assim como toda a região. É um evento que estimula a leitura e a escrita e agora na modalidade contação de história, incluindo pessoas com idade avançada”, destacou Alessandro Fernandes, reitor da UESC.

A edição atual mobilizou 53 unidades escolares da rede municipal, superando a edição passada, que obteve 2.157 alunos participantes. Neste ano, 4.514 alunos participaram das atividades. Isso reflete o empenho dos profissionais da rede e apoio familiar em fomentar o hábito da leitura e da escrita.

A professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, afirma que “a educação em Ilhéus vem investindo no suporte ao desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos e quem ganha é toda a comunidade escolar. Projetos como ‘Nas Ondas da Leitura’ e o ‘Lápis na Mão’ nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo.  A nossa política de educação é fazer com que os nossos alunos sonhem”.

Na categoria desenho, para a etapa da Educação Infantil, foram finalistas os alunos: Serena Santos (Escola Municipal Pequeno Príncipe), Maxwell Brasil (Escola Municipal de Juerana) e Gabriel dos Santos (Escola Municipal Dom Valfredo Tepe). Já na etapa dos Anos Iniciais, ainda na categoria desenho, os alunos agraciados foram: Letícia de Freitas (Escola Municipal Dom Valfredo Tepe), Sandro Pereira (Escola Municipal Heitor Dias) e Kamila Santos (Escola Municipal Manoel Malaquias Reis – Sala Anexo Brígido Portela).

Além da categoria desenho, a aluna Noélia Souza dos Santos, da Escola Municipal de Castelo Novo, foi premiada na categoria produção textual. Por fim, na categoria Escola Cidadã, a Escola Municipal Professora Horizontina Conceição foi escolhida vencedora com o projeto “Capoeira Arte”. Os resultados apontam para o trabalho desenvolvido em toda a rede com foco na leitura e escrita.

“É uma emoção muito grande. Participar do projeto e ser classificado é emocionante e ser vencedor é melhor ainda. Já somos tetracampeões. Esse tema foi maravilhoso, porque trouxe a questão da leitura e da arte na inclusão”, declarou a professora Maria Josinete São Pedro de Souza, eleita professora parceira na categoria Desenho Fundamental.

Roberto Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *